Relaxando na Livraria

[texto extraído do diário]

O7 DE MAIO DE 2010
SEXTA-FEIRA

16:26 – Na “Livraria Travessa” do Barra Shopping.

Pode parecer bobeira, mas eu realmente estava com saudade desse lugar. Lembro que quem dezembro do ano passado, quando acabava meu expediente, vinha correndo pra cá, só pra ficar escrevendo ou lendo até o sol se pôr e eu poder ir pra casa da minha tia. Fazia aquilo por que naquele tempo o sol estava de queimar o juízo de qualquer um; logo, pra não ter que enfrentar aquele sol, me enfiar dentro de um ônibus mais lotado do que o metrô indo pra Copacabana no dia 31 de dezembro e ainda ter que subir uma ladeira longa e íngreme em pleno início do verão carioca.

O chato é que não tem mais o espaço onde havia um monte de mesas e cadeiras, no qual eu costumava ficar =/. Não sei por que cargas d’água fecharam aquele espaço, era tão aconchegante lá. Lembro que tinha dias que havia um considerável número de estudantes metendo as caras no que cairia no vestibular. É uma pena... Realmente uma pena. Mas ainda posso me recostar numa dessas confortáveis poltronas, descansar um pouco depois de mais um dia de trabalho, enquanto me preparo psicologicamente pra encarar aquela ladeira da casa da tia Nilda, por que vou dizer uma coisa: aquela ladeira é TENSA!

Enquanto isso, fico aqui nesse lugar imenso e recheado de livros, com ar de livraria antiga e som ambiente (está tocando jazz *-*). Tem melhor maneira de desestressar do que ficar num lugar que mais parece seu habitat natural?

Bom, hoje não aconteceu nada demais, a não ser o fato que a Providencia Divina, por algum motivo que desconhecido, quis que eu chegasse atrasada no trabalho ¬¬. Além de ter ocorrido um acidente razoavelmente feio na ponte Rio-Niterói (um engavetamento envolvendo dois ônibus e um carro), que simplesmente parou a ponte e TODOS os acessos; também houve uma demora quase sobrenatural até o outro ônibus que preciso pegar finalmente aparecer. Logo, o percurso que costume fazer entre duas horas e vinte e duas horas e quarenta, acabou demorando QUATRO HORAS E QUINZE MINUTOS!

O lado bom disso é que pude avançar bastante no livro “Bento” (André Vianco). Na verdade, estou relendo, o que está sendo ótimo, pois eu tinha esquecido vários detalhes que estão valendo a pena ser relembrados. Um deles é o fato do Bento Teodoro ser o maconheiro do grupo.

Um fato curioso é que quando li a primeira vez, eu era fascinada pelo Bento Augusto, com seus longos cabelos negros e intensos olhos azuis. Só que agora estou “apaixonada” pelo musculoso e mal-humorado Bento Vicente. Agora ele é meu bento favorito, principalmente depois que reli a parte que ele tem braços e costas tatuados, sem contar o jeito de machão *-*.

Confesso que na parte que descrever ele correndo pelos corredores do dormitório, usando apenas caça de lycra, marcando cada músculo de sua coxa, tive vontade de entrar no livro XD.

Se bem que, em algumas partes onde é mostrado todo protecionismo dele pelo Bento Lucas, pensei num punhado de coisas totalmente promiscuas entre aqueles dois. Mas deixa minha mente pervertida quieta, é melhor.

O resto do dia foi tranqüilo, a não ser o considerável aumento no número de clientes que atendi hoje. Nada comparado à época de Natal, no qual o Barra Shopping parecia a ante-sala do inferno de tão cheio.

Amanhã é que vai estar cheio mesmo. Véspera de dia das mães e último dia da promoção... E pra ficar mais “bonito”, é justo nesse dia que os clientes mais difíceis decidem aparecer.

O que uma escritora ainda desconhecida e desempregada não faz por alguns trocados não é?

17 comentários:

††Lady Chrissy†† disse...

se vc num tivesse pensamentos impuros num seria vc uahuahauhauha

carai! 4 horas? eu morro por ficar 30 min no onibus pa ir pra facul .-.

Isolda disse...

Me vejo em situações parecidas em breve, qdo eu arranjar um emprego... E fico com medo '-'

Tá bom q Teresina nem se compara com o Rio em relação a tamanho, mas o trânsito aki já tá começando a ficar ruinzinho ¬¬

=*

Unknown disse...

e eu que já fiquei 4 horas e 30 minutos num percurso que era de 1 hora :B

Guilherme Crubellati disse...

Já fiquei 2horas e 20min num percurso de menos de 45 minutos '-'
Enfim... você? Com pensamentos impuros??? Onde??? AUHahUuaHuHAuHAuHA
E cliente chato é péssimo! Detesto gente chata XD

;*

Ednan Pessoa disse...

"O que uma escritora ainda desconhecida e desempregada não faz por alguns trocados não é?"

Bem, afirmar que você é desconhecida é uma afirmação relativa. Os seus livros podem não estar a venda nas melhores livrarias do Rio de Janeiro e São Paulo. Por outro lado, a sua família e os seus amigos te conhecem e consequentemente a admiram não somente pela sua criatividade, mas principalmente pela pessoa especial que você é. Cá entre nós... A mídia que hoje exalta um artista famoso, amanhã o abate sem a menor misericórdia. Ao passo que os nossos amigos e familiares estão sempre ao nosso lado, seja quando rimos ou quando necessitamos de um ombro para chorar. Com o seu talento e inteligência o seu novo emprego é apenas uma questão de tempo!

Thiago Cardoso disse...

Pra você não dizer que nunca entrei aqui e não li ^^

Unknown disse...

Pensamentos impuros vindos de você???? Novidade ¬¬ PKAPOSKAPOSKAPOSKAPOKSPAO' já to vendo qe vem fanfic com esses dois ;x

Unknown disse...

Ah meu, sexta eu fiquei muito p da vida, voltando do Rio, levei três, TRÊS HORAS pra chegar em casa. Eu terminei um livro nesse transito! Era Ópusculo, que é fininho, mas mesmo assim, eu estava na metade do livro.

Lucas Spessoto disse...

é dose ficar todo esse tempo num ônibus, hein x.x

eu já procurei algo do Vianco pra ler, mas eu vi alguns nomes de personagens (bem wtfs!) e coisas do tipo brigas pra território, e desanimei '-' quem sabe na próxima, haha

Júlio disse...

Creio eu que ônibus sejam os ambientes mais prolíficos para atividade intelectual. Vejo como fácil se desligar da balbúrdia alheia e semergulhar em algo que seja mais útil que fofocas ou letras de funk. :D

Não conhecia o autor, procurarei para le. ;)

Darkness Maiden disse...

de novo:
adoro o jeito como você transforma fatos normais do dia a dia em coisas agradáveis e dignas de serem lidas.
Você tem talento e sensibilidade \o

John disse...

Nossa, nem me fale ficar num congestionamento, por isso gostava de fazer estagio a noite. Transito tolamente tranquilo e onibus vazio. bom d+

Ai menina me apresenta ese Bento *_*
ahahaah
bjs amore

Unknown disse...

Ninguém merece ficar preso no trânsito, né. Apesar de eu não andar MUITO de ônibus, já fico nervosa quando entro em um ¬¬.



Quanto a parte dos Bentos, vou lhe confessar uma coisa...Sou A-P-A-I-X-O-N-A-D-A pelo Bento Vicente rere. Aquele jeito de machão inflexível dá um charme incrível a ele *-*

Jaime Vieira Junior disse...

Rafa!

Lendo seus textos, me sinto no Rio de Janeiro!!

Bjo!!

izakarkaroff disse...

Rafa cada dia vejo minha vida refletida na sua, trabalhar no shopping, ler na livraria (a minha e a Saraiva, ja perdi a conta de quantos livros li sem conprar, o inferno antes do dia das maes (um funcionario meu faltou).
Se vc falar que passou a odiar mcdonalds vou achar que realmente vc e minha versão feminina e e carioca. e vou ai me casar com vc
bjo
parabens pelo blog

Rafaela Rocha disse...

@Lady Chrissy: meia hora dentro de um ônibus pra mim é fichinha, o que me irrita mesmo é o trânsito ^^

@Hyst:Sem contar que Teresina é quente né? Só de imaginar ficar 4 horas num ônibus com a temperatura pegando fogo, fico com muito medo.

@ev.re: Nossa, nem vou mais reclamar tanto assim XD.

@Guilherme: Tô vendo que minha fama de pensamentos impuros se alastrou mesmo rsrsr.

@Ednan: Owwnn obrigada pelas palavras *-*.

@Thiago: Tá certo, não vou mais dizer ^_^.

@Angélica: Não, não vai ter fanfics desses dois. André Vianco me mataria, aposto.

@Priscilla: Você já me falou desse livro. É bom mesmo?

@Spessoto: Leia Vianco. Se tem um brasileiro que escreve bem sobre vampiros, é ele. Mas Rice ainda é a mestre suprema.

@Lobo da Estepe: Onibus, mesmo que estressante é o lugar que mais leio. Quando eu andava com meu palm pra cima e pra baxo também conseguia escrever alguma coisa dentro do coletivo.

@Darkness Maiden: Obrigada *-*!

@John: Se eeu encontrar o Bento Vicente, até apresento, mas ele já é meu, Ok?

@Tabatha: Bento Vicente ruleia com aquele jeito machão *o*

@Jaime: Ah, espero que nos próximos eu possa mostrar os lados bons do RJ então. Beijos!

@IzaKarkaroff: Eu não fui mais ao Mc Donalds só por que me tornei vegetariana; na verdade nunca fui muito de comer lá, às vezes passavam meses sem saber por os pés lá. Mas odiar, odeio não ^_^

Mallu disse...

oi rafa...

eu amo livrarias, pena que nunca tenho tempo pra passar uma tarde inteira lá dentro .-. e eu não consigo ler dentro do carro ou do busão, fico enjoada :o

aliás eu odeio ônibus HAHÁ, geralmente não ando neles e quando preciso ou prefiro ir a pé mesmo :)

e vou procurar esse livro pra ler, gostei da descrição HSHSUSHSUSHUSS (6)³