Escrevi um livro. E agora? - II

No post anterior escrevi algumas dicas que podem ajudar aos escritores que já estão com o livro prontinho e estão loucos pra vê-los devidamente arrumados nas estantes das livrarias. Mas aí, diante da longa espera pela resposta das editoras surgiu a questão que prometi tentar responder:

Mas eu quero mostrar meu livro pra todo mundo, não tem nada o que eu possa fazer enquanto a resposta não vem?!?

Como eu disse, já há algo que você possa fazer. No entanto, antes de prosseguir, vou deixar claro que a sugestão a seguir tem como foco a DIVULGAÇÃO DO SEU TRABALHO e não como ganhar rios de dinheiro com seu livro.

No início de uma carreira é mais do que fundamental deixar a questão de lucros em segundo plano, ou melhor, nem mesmo pensar nisso. O foco é possibilitar que o maior número de pessoas tenham acesso ao seu trabalho e possam ajudar a divulgar seu livro, logo, quanto mais barato ele for, mais fácil será vender pros amigos e amigos de amigos e pessoas que você ainda nem conhece. E se é pra espalhar pra Deus e o mundo sobre seu livro, inicialmente vale a pena abrir mão de lucros antes de uma editora te dar o tão sonhado “SIM”, não acha?

Então, afinal de contas o que você pode fazer?

Arregaçar as mangas e botar a mão na massa. Ou seja: imprime, divulgue e venda por sua conta.

Primeiro vou falar do que eu fiz e depois o que vi outros escritores fazendo:

=>Clube de Autores

O “Clube de Autores” é o primeiro site brasileiro que permite a publicação gratuita de livros de forma 100% sob demanda. Em outras palavras o autor, pode subir o seu livro, determinar quanto deseja ganhar por venda e disponibilizá-lo na loja virtual sem pagar absolutamente nada por isso.

Uma vez lá, todo e qualquer usuário pode adquiri-lo via comércio eletrônico.

Quando o livro é comprado, o pedido vai diretamente para a gráfica, que imprime um a um, dá o acabamento final e despacha para o comprador – sendo que o autor recebe os direitos autorais após acumular-se um montante mínimo, de R$ 100,00.

Meu livro “Escapismo – Pedaços de um Universo Particular” está sendo vendido lá, caso tenha interesse basta acessar: http://www.clubedeautores.com.br/book/16142--Escapismo (gente olha como eu sou cara de pau, “marketeira” até aqui XD).

Vantagem:
_Você não gasta nada pra publicar.

Desvantagens:

_ Como é sob demanda, o preço do livro, por menor que ele seja, tende a ficar um pouco “salgado”.

_ A revisão ortográfica e diagramação é por sua conta, ou seja, o livro tem que estar impecável! A não ser que você esteja disposto a desembolsar pelos serviços que são oferecidos pelo próprio “Clube de Autores”.


DICA - 1: Coloque um preço irrisório para a venda de cada livro; pense que tanto o preço não é uma pechincha, como o consumidor também vai ter que pagar pelo frete. Nunca deixe de ter em mente que quanto mais barato você deixar, mais gente pode comprar.

DICA – 2: Existem outros sites que prestam o mesmo serviço como a “Livros Ilimitados”: http://www.livrosilimitados.com.br/

=>Auto Patrocínio

Se, ao contrário de mim, você tem alguma graninha de sobra, vale a pena ir a uma gráfica fazer orçamento de uma pequena quantidade de livros e vender por conta própria.

Pequena quanto? Bom, aí depende de você. Tem a questão de quanto maior a quantidade, menor o preço de cada exemplar, mas você que ter em mente se realmente vai conseguir vender aquilo tudo. Pra começar, acho que de dez a vinte é um número interessante, considerando que você sempre pode ir na gráfica novamente.

Depois do seu livro devidamente impresso, é a hora de meter a boca no mundo, ou seja: divulgar, divulgar, divulgar e divulgar!

Comece criando um site pro seu livro (ou um blog com cara de site), no qual as pessoas poderão conhecer um pouco do seu trabalho e poderão interagir com você. Se tem uma coisa que o público gosta é de um artista acessível. E através do site você disponibiliza seu livro à venda.

Vantagem:

_Por ter sido impresso em maior quantidade, o livro pode ficar ainda mais barato do que ser for de um em um.

Desvantagens:

_Você vai ter que desembolsar uma certa quantia;

_Divulgação, comercialização, tudo depende só de você.

Pense que o André Vianco( autor de: “Os sete”, “Sétimo”, “Bento”, entre outros) fez isso e hoje, além de fazer grande sucesso, sempre tem suas obras publicadas pela “Novo Século”. Ou mesmo a Vivianne Fair (www.recantodachefa.com.br), que começou vendendo seu livro “A caçadora” pelo site, e ainda esse ano terá seu livro à venda em todas as livrarias do país a partir de agosto.

Dá um pouco de trabalho, mas acho muito válido já ir mexendo os pauzinhos enquanto a resposta não vem. Ter seu trabalho reconhecido é conseqüência natural ^_^.

Espero ter ajudado um pouco. Quando eu tiver mais dicas sobre ao assunto podem deixar que coloco aqui.

14 comentários:

Daniel Guarienti disse...

Rafa, ótimas dicas pra quem tá perdidão nessa vida de escritor. Realmente o trabalho e correria até conseguir lançar o livro não devem ser fáceis, mas depois de ver o trabalho pronto deve recompensar muito!

Lucas Spessoto disse...

ótimas dicas! :D

John disse...

Nossa , muito bom mesmo amore
vai aconselhar muitos nessa estrada de divulgação do seu trabalho :D

Júlio disse...

Interessante. Vou dar uma fuçada nesse Clube de Autores :p

deadly puzzle disse...

dicas anotadas <3

††Lady Chrissy†† disse...

Rafa! mais uma vez tá mara !

logo logo vc vai ter q mudar o titulo do blog pra tutoriais de uma escritora =P

espero ansiosamente pelo dia em q verei dicas para se conseguir ir no jo sendo postadas aqui \fikdik

=***

Minha Dor disse...

Nossa Rafa adogay!!!

*-*

Pelo menos já sei como comercializar meu "futuro" livro

vlw

Rafo . disse...

Como eu já disse disse no outro post, vou me lembrar disso. =D

Unknown disse...

eu sou a favor de voce fazer um livro auxiliando outros "fazedores" de livro \o

Mariana disse...

olá!
na verdade eu já conhecia o blog e tinha lido algumas coisas, mas só fico lurkando..
vejamos, meu primeiro comentário aqui... rs

primeiro, amo posts como esse, com dicas, pq eu mesma planejo escrever livros um dia, e quem sabe publicá-los.
na verdade, esse ano pretendo participar do nanowrimo esse ano, não sei se vc conhece
www.nanowrimo.org/

me interessei muito pelo "Clube de Autores", acho decente o preço do seu livro, e quero comprar x)

bem, é isso
<3

Mallu disse...

propaganda é a alma do negocio :) estou vendo aqui para comprar a minha cópia jájá...

Unknown disse...

Oh, eu nao comentei, mas eu mandei um tweet. To com preguiça de comentar...
Mas e vc?! pq nao comenta no meu?! pq nao passa um tweet?! Eu sempre vou no seu, e vc nunca vai no meu!
No meu blog, só pra exclarecer...

Douq disse...

Rafa, ótimas dicas pra quem tá perdidão nessa vida de escritor. Realmente o trabalho e correria até conseguir lançar o livro não devem ser fáceis, mas depois de ver o trabalho pronto deve recompensar muito! [2]

ahazou rafa <3

Fernanda Santos Navarro disse...

Ola Rafa! Achei o teu blog por acaso, xeretando sobre novos escritores, e me impressionei com tuas dicas(sao otimas!). Mesmo ainda nao sendo escritora de renome, vc está certíssima. Parabéns!
Sou escritora, ainda desconhecida, mas tenho dois livros prontos e tres em criaçao. tambem ja passei por club de autores,. mas desisti...
Agora estou calmante divulgando o meu livro na net e entre amigos e esperando uma grana para fazer meu primeiro lançamento com a editora Above. Se puder, da uma olhadinha no meu blog e deixa um comentário. Vou estar te acompanhando aki e no twiter. Boa sorte! bjs